Unidade Básica de Saúde - UBS
Ano do projeto: 2004
Local: Jacareí, SP
O Programa Saúde da Família – PSF foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1994 como Política Nacional de Atenção Básica em caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária.
Desde o seu lançamento, Malu se dedicou a acompanhar através de cursos e congressos a implantação do programa do PSF de modo especial na zona leste de São Paulo. Por ser uma entusiasta desta forma de atendimento por gerar maior proximidade entre os profissionais da saúde e seus clientes, Malu iniciou estudos visando criar um novo Programa de Necessidades para a elaboração de projetos de arquitetura, onde o espaço físico refletisse a nova forma de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.
Esta nova proposta prevê a ampliação dos ambientes para que a nova equipe multidisciplinar possa desempenhar com mais eficácia suas funções prioritárias de atendimento aos usuários. São previstos também espaços específicos para compilação e atualização de dados e, assim, subsidiarem os gestores sobre as ações e resultados daquela unidade.
A nova proposta de espaço físico prevê que a cada dois consultórios haja uma sala de espera, que também pode ser usada para atualizar informações e responder questionamentos daquele grupo específico. Além dos banheiros convencionais e acessíveis, foi proposto um banheiro para a família, onde, além do fraldário, há sanitários para adulto e crianças, buscando atender mães e pais com filhos pequenos e bebês.
O atendimento farmacêutico foi proposto em local mais privativo com mesa e cadeiras para maior conforto e interação entre o profissional e seu cliente. No caso de haver atendimento odontológico é importante que haja espelhos com altura compatível a dos usuários para que o aprendizado da higiene bucal seja eficaz e facilitada.
A Unidade Básica de Saúde é o equipamento mais próximo da população, em decorrência deste fato, é proposto que seja construído ao lado da UBS, de preferência no mesmo terreno, um salão onde os profissionais de saúde possam orientar sobre saúde em toda sua dimensão, inclusive atividade física. No período noturno e finais de semana, a comunidade do entorno poderá fazer uso desta instalação para suas ações comunitárias e, assim, também cuidar fisicamente deste local, criando uma maior interação da comunidade com o poder público.